20/09/2010

Cotação Pecuária Nacional sobe em flecha

A Cotação Pecuária Nacional (CPN) subiu em flecha nas ultimas 24 horas, fruto das declações em flash-interview do treinador do Benfica, Jorge Jesus.

A CPN é um dos vários índices utilizados no cálculo do rating de várias agências de crédito, como a Moody's e Standar & Poors, e estava em queda há já vários meses, dificultando assim a entrada de Portugal no mercado de Crédito Internacional.

Após o "ouro negro", os mercados 
viram-se agora para o "ouro assado"
A frase que mudou uma tendência nefasta à economia nacional foi pronunciada no final do jogo BenficaXSporting, que registou uma vitória por dois a zero dos ecarnados. "Ainda falta virar muito frango", é a frase que entusiasmou os mercados, provocando mesmo uma euforia sem precedentes na Euronext Lisboa.
Um dos corretores, visivelmente entusiasmado (e mesmo com lágrimas de felicidade no rosto) com a subida da CPN afirmou mesmo: "Desde o final dos anos '80 que não via nada assim, o índice subiu mil pontos em poucas horas, já posso pagar o empréstimo das férias do ano passado!"

José Malaquias, funcionário do "Talho Alfredo", também já expressou satisfação com a possibilidade de "viragem" de mais frangos e inquiriu a este repórter se havia alguma indicação de quando se poderia proceder "à rotação da grelha."

Trata-se da inversão de uma tendência da Cotação Pecuária Nacional, o que motiva todo este entusiasmo. A comum expressão "São muitos anos a virar frangos" é agora alterada para o mais optimista "Ainda falta virar muito frango", revelador de uma abundância incomum nos ultimos tempos da pecuária nacional e que permitirá um maior cash-flow com juros mais baixos no financiamento do estado português.

Numa tentativa de melhor compreender o fenómeno da "viragem do frango", a redacção marcou já uma deslocação à "Churrascaria Antero" onde procederá a um aturado estudo acompanhado de um bom piri-piri e batata frita caseira.

Sem comentários: