12/10/2010

Políticos regressam à sala de aula... e copiam.

A Universidade Católica do Porto, em parceria com a Universidade de Aveiro, está a promover um "master" em Administração Pública, dirigido essencialmente a "presidentes de câmara, técnicos superiores das autarquias e pessoas indicadas pelos partidos, por serem apostas para o futuro (...) e outros gestores da coisa pública." Este programa inclui "uma especialização em Governação, Inovação e Políticas Públicas e outra em Governação Autárquica e Liderança". Além destas especializações, Informação ao Contrário (IaC) espreitou o currículo deste master e descobriu algumas "cadeiras" deveras curiosas, tais como "Introdução à Corrupção Passiva", "Técnicas Orais Demagógicas", "Discurso Socrático para os Media", "Inglês Técnico" e um "Laboratório de Chico-Espertismo", onde um dos módulos se intitula "Como colocar meia-família e amigos nos quadros".

Além destas matérias assaz curiosas, IaC sabe que existe alguma preocupação da parte dos promotores deste evento, nomeadamente com "a honestidade dos alunos". Segundo fonte próxima, "estamos muito preocupados pois correm rumores de que estes alunos apetrechar-se-ão de cábulas nos exames, fala-se também na possibilidade de copiarem uns pelos outros durante as provas. E sabe como é... vou repreender um futuro Primeiro-Ministro ou um gestor de uma empresa municipal, para onde o meu filho irá trabalhar, por este copiar?" A mesma fonte avança que se teme que o plágio seja uma prática comum durante o "master".

Estas preocupações dos responsáveis começaram a ganhar forma depois de atentarem no cada vez maior número de docentes daquele programa que começaram a chegar à Universidade em carros novos e que se mudaram recentemente para moradias de luxo.

Sem comentários: